Effeffe Berlinetta é inspirado pelos grandes carros esportivos italianos do passado; um carro Coupé de dois lugares feito hoje, mas respeitando as ideias técnicas e conceitos de mais de cinquenta anos atrás. Além de um manual intensivo do processo de fabricação, todas as últimas tecnologias aparecem nesse projeto, apoiados pela paixão do conhecimento multidisciplinar da SolidWorld Srl, distribuidor italiano SOLIDWORKS.

No começo dos anos 60 na Itália, mais de quinhentos artesões – alguns muito conhecidos e outros relativamente desconhecidos – estavam engajados na construção automobilística. Não apenas na tradicional região de Emilia-Romagna (posteriormente conhecida como “vale do motor”), mas também em Milão, Nápoles, Turim e Palermo. Durante esse tempo, muitas garagens residenciais hospedaram atividades esportivas motorizadas. Antes de se tornar uma lenda, a própria Ferrari nasceu em uma garagem anônima em Modena, assim como Osca, Maserati, Stanguellini, Siata, Moretti e muitas outras marcas foram.

Como um resultado dessa paixão por automóveis, a filosofia dos “condutores cavalheiros” cresceu. O conceito era dirigir um carro que pudesse acomodar seus colegas e familiares durante a semana, mas também se transformasse em uma grande máquina de corrida aos domingos. Praticamente toda semana havia uma corrida para participar, a mais famosa foi a Mille Miglia.

Uma Aventura Começa

A paixão por carros em geral e, em particular, por GranTurismo daquela época em carros esportivos italianos tem pegado fogo há décadas em Vittorio e Leonardo Frigeiro, dois irmãos contratados de Verano Brianza (Milão). A maior aspiração dos irmãos foi construir um dos veículos mais clássicos a partir do zero, talvez aproveitando os avanços tecnológicos.

Ao saber da missão dos irmãos, as comunidade não pensou que isso era loucura, mas sim ficaram muito entusiasmadas e muitas queriam ajudar. Além dos jovens fãs, muitos corredores profissionais antigos (mesmo alguns envolvidos com a Alfa Romeo) foram parte da equipe. Uma grande aventura para um grupo de amigos de 30 a 80 anos, trabalhando à noite, aos sábados e domingos logo cedo… e Effeffe Berlinetta estava à caminho da estrada aberta.

Os irmãos Frigerio declararam, “muitas pessoas nos deram o seu tempo e experiência de graça. Desde o começo, nós montamos o espírito dos maiores motoristas italianos e especialistas em chassis dos anos 50 e 60. A única abordagem possível na fabricação de um carro por artesões é a armação do tubo de ferro; de fato, a carroceria tradicional assume investimentos muito altos, típico das indústrias de larga escala. Sessenta anos atrás, o esquema da moda era o de um pequeno barco (“barchetta”). Por exemplo, o Fiat 1100, depois o Alfa utilizavam apenas a armação, sem cobertura, sem para-brisa, dois assentos, um casco e isso é tudo. Além disso, a Ferrari construiu seus carros com armações elípticas por décadas.”

Os Parceiros Tecnológicos

Não seria possível completar o projeto em um curto período de tempo sem o uso da tecnologia da informação. O “elo perdido” foi encontrado acidentalmente, durante um dos encontros semanais da equipe. Um projetista qualificado CAD e um dos primeiros usuários do SOLIDWORKS na Itália, Carlo Sirtori, foi uma adição bem-vinda à equipe. Hoje, ele trabalha com a SolidWorld Srl, o nome original do The3DGroup, um grupo de empresas italianas que apoia toda a “cadeia”digital como o jeito mais eficiente de trazer projetistas da ideia para objetos.

Muito desse trabalho no começo era feito durante o tempo livre de todos os envolvidos na “aventura” Effeffe, mas logo o grupo foi completamente comprometido a apoiar a ideia dos irmãos Frigerio, e fornecendo-lhes recursos e mão de obra. Sirtori projetou completamente o chassis e os mecânicos do carro no SOLIDWORKS usando vários recursos do software, começando com o desenvolvimento da estrutura em “Soldagens”, depois continuando com as funções de modelagem de sólidos 3D, com suporte e processamento de chapas com as ferramentas de “Chapas Metálicas”.

As soluções SOLIDWORKS abrangem todos os aspectos do processo de desenvolvimento do produto Effeffe Berlinetta’s, incluindo verificação, projeto sustentável, comunicação e gerenciamento de dados, através de um fluxo de trabalho integrado e contínuo, assim a equipe pode reduzir o tempo de ciclo e aumentar a produtividade.

Com a equipe e a tecnologia corretos, o Effeffe Berlinetta estava bem no seu caminho para pegar a estrada aberta. Na Parte II, a equipe irá discutir em detalhes como o SOLIDWORKS foi usado para projetar tudo do quadro do veículo e motor para sua carroçaria incrível.

SOLIDWORKS BRASIL

SOLIDWORKS BRASIL


Categories: Histórias de Clientes, Inovação, SolidWorks

You are not authorized to view this page No results found! Suggestions: Check spelling, try a different search, or browse topics below.